Para se tornar um bom gestor, não basta saber administrar: é necessário ser um bom estrategista, tornando-se capaz de identificar as melhores oportunidades para seu negócio crescer. Muitas vezes, os gestores não atentam para a importância da logística na fidelização de clientes. Com tal desatenção, acabam perdendo os compradores antigos e leais, ou não conseguem tornar um consumidor que compra uma ou duas vezes em um cliente fiel.
Acompanhe o nosso post de hoje e saiba mais sobre a importância das operações logísticas para fidelizar clientes!
1. Ofereça serviços de qualidade
Os serviços da empresa devem satisfazer os clientes e os gestores devem se empenhar em ir além, oferecendo mais do que o público espera.
Nesse sentido, as operações logísticas podem ajudar bastante, como o desenvolvimento de maneiras para atender mais rapidamente os pedidos.
Para que essa demanda seja satisfeita com agilidade, é necessário organizar todas as etapas da logística, como armazenagem, distribuição e transporte.
2. Contribua para que os clientes desenvolvam seu negócio
Na medida em que a empresa aperfeiçoa seus centros de distribuição e o sistema de transporte, bem como evita os desperdícios durante o fluxo da cadeia de suprimentos, ela está contribuindo para que o cliente alavanque seu negócio.
Isso acontece porque um serviço de boa qualidade está sendo oferecido e o cliente está se beneficiando, recebendo seus produtos no prazo marcado ou em tempo mais curto, a custos mais acessíveis (que ajudam a aumentar sua margem de lucro), com atendimento personalizado e constante.
Beneficiados em sua vida profissional, os clientes sentem-se mais satisfeitos ainda e tornam-se fiéis à empresa, ajudando, inclusive, a divulgá-la.
3. Conquiste importantes efeitos econômicos da fidelização
O gestor precisa considerar, ainda, que a fidelização traz muitos benefícios a longo prazo. A captação de clientes tem um custo, mas a partir do momento em que o cliente se torna fiel, os custos caem. Captar um cliente sai mais caro do que fidelizar um cliente antigo.
O cliente fiel pode, por exemplo, continuar comprando na empresa mesmo que ela ou ele se mudem.
Para que você entenda melhor os benefícios da fidelização, veja como esse fluxo econômico funciona:
- Lucro básico: diferença entre o valor das compras do cliente e o que é gasto para mantê-lo;
- Contribuição oriunda do aumento nas compras: os clientes, com o decorrer do tempo, podem crescer e precisarão comprar mais, gastando mais na empresa e aumentando sua margem de lucro (as vendas cruzadas, ou seja, a oferta de outros produtos/serviços que serão consumidos pelo cliente fidelizado é uma maneira de otimizar ainda mais os lucros);
- Aumento dos lucros a partir da redução dos custos operacionais: clientes fidelizados exigem menos do fornecedor, já que existe uma relação de confiança (assim, os processos acabam saindo mais baratos para a empresa).
4. Promova a fidelização por meio da logística
Para fidelizar, um dos segredos está na geração de valor para os clientes mais promissores –- aqueles que oferecem mais rentabilidade e também os que pagam pontualmente. É necessário reconhecer quais expectativas esses clientes têm em relação à empresa e se esforçar por satisfazê-las e até excedê-las quando possível.
Os famosos programas de fidelização são estratégias para alcançar o objetivo: bônus, descontos, programas de milhagem; oferta de serviços exclusivos, que não existem em outras empresas; ampliação do relacionamento com o cliente para além do negócio, criando vínculos mais estreitos e até fazendo convites para eventos.
Seja quais forem as estratégias usadas para a fidelização, é necessário melhorar o nível das operações logísticas. É recomendável contar com o suporte de um profissional ou empresa especializada, que realizará uma análise minuciosa dos processos e desenvolverá um planejamento para a oferta de melhores serviços, sempre contemplando pontos cruciais como:
- Atendimento (antes, durante e depois da venda);
- Armazenagem e estoque;
- Separação e envio;
- Entrega.
Viu só como usar melhorias de logística na fidelização de clientes pode ser algo simples e benéfico para o seu negócio?
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Muito bom artigo, nos tempos atuais não só o custo é fator de tomada de decisão em uma compra, mas o serviço envolvido pesa muito.