As empresas atualmente têm como principal objetivo melhorar a logística, para garantir que os produtos sejam entregues nos prazos acordados e na maneira correta, pois os clientes estão cada vez mais exigentes.

Dessa maneira, existem algumas práticas que são adotadas por algumas empresas que conseguem cumprir esses requisitos e estão à frente dos seus concorrentes.

Quer saber mais?

Fique por dentro de ótimas dicas neste post que preparamos para você!

Faça uma gestão de estoques eficiente

O controle de estoque é essencial para a empresa que busca melhorar a produtividade nas operações logísticas.

Com uma boa gestão de estoque as informações são mais acessíveis para as tomadas de decisões estratégicas e análise das previsões de demanda. Nesse sentido, é fundamental realizar controles de níveis de estoque, para evitar surpresas desnecessárias, como por exemplo, falta de matérias primas para produção, divergências e falta de produto em estoque.

Escolha bem os seus fornecedores

A maioria das empresas optam em terceirizar alguns serviços logísticos, desse modo é importante ficar atento e escolher bem os fornecedores.

Primeiramente procure conhecer detalhadamente os serviços oferecidos pelo fornecedor, se ele tem experiência no negócio da sua empresa. Entenda os prazos que os serviços serão executados, analise a saúde financeira da empresa e verifique se o fornecedor possui capacidade de atendimento – caso a demanda aumente.

Para uma logística eficiente é necessário monitorar os fornecedores que envolvem toda a cadeia logística. Monitore o desempenho mensalmente, através de uma avaliação de desempenho, com indicadores e metas para medir os resultados dos serviços prestados.

Analise os gargalos da sua produção

Com o objetivo de melhorar a logística é natural, concentrar-se somente na expedição e entrega das mercadorias, esquecendo de observar também a linha de produção. Pois muitas vezes o não cumprimento do prazo de atendimento pode estar relacionado algum gargalo que está ocorrendo no processo de produção do produto.

Desse modo, é importante que os processos sejam mapeados e analisados, os gargalos identificados, e as melhorias sejam implantadas para ganhar maior produtividade e agilidade na produção.

Use a tecnologia a seu favor!

A maioria das empresas possuem softwares chamados de ERP é a sigla para “Planejamento dos recursos da empresa” (do inglês Enterprise Resource Planning) que integram todas as áreas da empresa em um único sistema.

Para um controle mais detalhado da logística as empresas adquirem softwares chamados de TMS é a sigla para “Sistema de Gerenciamento de Transporte” (do inglês Transportation Management System) que se integram facilmente aos ERP`s. Esses softwares realizam toda a rastreabilidade da operação logística, controlam os custos inerentes ao processo e identificam as ocorrências. A vantagem desse sistema, é que o gestor consegue acompanhar as informações em tempo real.

Escute os seus clientes para melhorar a logística

É primordial que a empresa esteja em constante comunicação com os clientes. Justamente, para entender quais são os maiores problemas de insatisfação, ouvir sugestões e analisar o que pode ser melhorado.

Para aumentar a relação de confiança entre a sua empresa e o cliente é necessário a transparência. Caso ocorra por exemplo, atraso na entrega do produto, entre em contato com o cliente o mais rápido possível, explique a situação e apresente a solução para reparar o problema.

Essa atitude demonstrará ao cliente que a empresa é organizada e se antecipa aos problemas que podem ocorrer durante o processo.

Você sabe de mais alguma dica para melhorar a logística? Compartilhe o seu conhecimento com a gente, deixe seu comentário abaixo!