Uma organização precisa executar os projetos com bastante eficiência, caso pretenda alcançar bons resultados e sobreviver no mercado. Neste contexto, a gestão de tempo contribui para as ações serem realizadas no prazo estipulado e os clientes serem atendidos sem atraso.
Não tenha dúvida de que o consumidor fica muito irritado, quando o atendimento não é realizado no período agendado. Por isso, é essencial apostar em procedimentos que aumentem a produtividade da equipe e permitem que as atividades da empresa sejam mais bem gerenciadas.
Neste post, vamos mostrar cinco dicas que possibilitam executar projetos com bastante eficiência. Confira:
1. Priorize a organização
Antes de executar uma ação, é muito importante listar as tarefas necessárias para fazê-la de maneira adequada. É recomendado fazer um cronograma de atividades, destacando o prazo para finalizar todas as iniciativas previstas.
Desta forma, os participantes de um projeto podem se organizar melhor, distribuindo o tempo de acordo com os prazos estipulados para realizarem as ações. A falta de planejamento e a desorganização são erros que levam muitas companhias ao fracasso e à perda de prestígio no mundo corporativo.
Com processos bem organizados e estruturados, uma empresa proporciona aos colaboradores mais chances de concretizar as metas de desempenho.
2. Invista em tecnologia
A tecnologia é uma ferramenta crucial para uma organização aumentar os lucros e expandir a produtividade. Há diversos sistemas que colaboram para uma gestão integrada, o que propicia uma visão abrangente de como os setores estão trabalhando.
Outro benefício é possibilitar um melhor atendimento às demandas dos clientes. Para um projeto ser bem-sucedido, é fundamental que uma empresa e os funcionários saibam como satisfazer o público-alvo que, na maioria dos casos, abrange os consumidores.
3. Dê valor a comunicação
Com certeza, um erro comum em diversas iniciativas com resultados pífios é a falta de comunicação entre os membros da equipe. Se o gestor de uma unidade não mostra aos empregados o que eles devem fazer com clareza, as chances de erro e de problemas de relacionamento são altíssimas, o que é muito ruim para qualquer organização.
Por isso, a comunicação interna deve ser muito trabalhada. Reuniões com roteiro e duração bem definidos, ferramentas de comunicação instantânea (WhatsApp, etc) e intranet de cunho colaborativo são importantes para os empregados serem mais produtivos.
4. Acompanhe de perto as atividades para fazer uma boa gestão de tempo
O monitoramento ajuda bastante a verificar como as ações estão sendo realizadas. Isso permite constatar com antecedência problemas relativos ao prazo de execução das tarefas e a custos.
Ao fazer um bom acompanhamento, é possível avaliar e implementar ações corretivas que contribuirão para o sucesso de um projeto. Se não houver nenhum tipo de controle, a qualidade e a entrega dos serviços podem ficar abaixo das expectativas dos clientes.
5. Saiba o momento de descansar
Com a correria do dia a dia, não é fácil dar conta de todas as atividades. Apesar disso, é muito bom reservar um tempo para o descanso durante a jornada de trabalho. O cansaço mental pode prejudicar o rendimento de um funcionário. Com o repouso no momento adequado, este tipo de problema pode ser evitado.
Um momento de descontração com os colegas ajuda a relaxar e a tornar o ambiente mais agradável, além de tornar menos desgastante a gestão de tempo. Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais. Baixe também nosso Ebook sobre o método GTD e saiba mais como gerenciar o seu tempo. Acompanhe as nossas atividades no Facebook, LinkedIn e YouTube. Não deixe de nos seguir!
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