Quem trabalha com frotas sabe que desenvolver um planejamento eficaz pode ser trabalhoso, se não for feito um estudo prévio para conhecer o negócio.
Entender os pontos fortes e fracos da sua atividade permite agir para corrigir as inconformidades e otimizar o trabalho. Essa é uma prática advinda de uma gestão eficiente de frota: uma maneira simples para aprender mais sobre como extrair os melhores resultados!
Por essa capacidade de alcançar eficiência e reduzir custos, hoje daremos algumas dicas de como fazer a melhor gestão para a sua empresa se destacar no mercado! Curtiu? Então acompanhe!
1. Invista em manutenção preventiva
A manutenção preventiva permite que sejam identificados problemas nos veículos antes que o seu funcionamento seja afetado. A ideia é evitar que parte da frota fique parada, reduzindo a disponibilidade e o rendimento do seu exercício.
Muitos empresários investem apenas em soluções corretivas, ou seja, esperam que um estrago maior seja causado para corrigi-las, causando maior impacto na prestação de serviços.
Invista na prevenção para otimizar o fluxo do trabalho e atender as expectativas dos clientes da melhor forma. Isso garante imagem melhor da sua empresa e auxilia na fidelização do seu público!
2. Otimize as rotas
Uma gestão eficiente de frota está intimamente ligada à otimização das rotas. Não adianta fazer todo um planejamento e acabar limitado por um percurso mais longo ou mais perigoso.
Faça um estudo dos melhores trajetos, levando em conta não só o tempo, como a segurança da carga. Pesquisar e traçar rotas mais adequadas para cada serviço é uma ótima maneira de conciliar os prazos a serem cumpridos com a integridade dos veículos.
3. Capacite os motoristas
Treinar os colaboradores é, em qualquer segmento, a forma mais simples de obter o melhor potencial deles.
Invista em treinamentos que orientem sobre a conservação e cuidados com veículos, atenção às leis de trânsito e demais dicas capazes de ajudá-los a melhorar o desempenho. Dessa forma, os gastos com manutenção serão severamente reduzidos, enquanto o rendimento aumentará.
Não esqueça que a saúde pode ser um fator que influencia em suas performances: orientações sobre alimentação e descanso são fundamentais para a qualidade de vida dos funcionários e capazes de aumentar a motivação durante o trabalho!
4. Adote um software
As atividades do dia a dia são responsáveis por ocupar grande tempo dos empregados de todas as empresas. Uma prática cada vez mais popular entre empresários de sucesso é a adoção de um software capaz de automatizar e facilitar algumas funções.
Procure uma plataforma capaz de oferecer os melhores benefícios para a sua logística. Relatórios e gráficos completos, controle de documentação, indicadores de performance e previsibilidade de custos do frete são alguns dos diversos benefícios possíveis.
Com isso, os funcionários poderão ter o tempo empregado com as demais responsabilidades, otimizando não só a produtividade como reduzindo os gastos de antigas burocracias no exercício de cada função.
E aí, leitor? Gostou das nossas dicas para fazer uma gestão eficiente de frota? No nosso blog, comentamos sobre vários assuntos que podem ajudar! Dê uma olhada e entenda quando é hora de contratar uma consultoria logística!
Software Enginner | Csharp Developer Senior | SQL Server Especialist | Power BI Especialist | Gestão de Frete | Automatização para WhatsApp ?