Uma etapa bastante importante no processo logístico é a devolução de mercadorias.
No post de hoje, preparamos algumas dicas que vão auxiliar seu negócio a gerir da melhor forma a devolução de mercadorias.
São diversos pontos que merecem a atenção nesse processo, por isso, fique atento e adeque seu negócio para continuar sua caminhada rumo ao sucesso.
Crie e mantenha um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) de qualidade
Quando o cliente necessita entrar em contato com esse serviço, geralmente obteve alguma experiência não positiva. Por isso, é importante a criação de um canal com profissionais capacitados para atender as reclamações e dúvidas do consumidor.
Com uma boa gestão do SAC, é possível reverter um cliente insatisfeito e até mesmo fidelizá-lo após um bom atendimento e resolução de seu problema de forma ágil e eficiente.
Exponha as regras sobre as políticas de devolução
É importante que você e sua equipe definam as políticas de devolução das suas mercadorias. Informações sobre que tipo de motivo pode ocasionar a troca, quais são os prazos para pedirem a troca e para que a devolução seja feita.
São uma série de definições que precisam ser realizadas e, posteriormente, serem compartilhadas em local de fácil acesso pelo cliente. Pode ser na homepage do seu portal, no e-mail de efetuação da compra ou até em mais de um lugar ao mesmo tempo. O objetivo é buscar a garantia que o consumidor teve acesso às políticas ou, no mínimo, tem de fácil acesso em caso de dúvidas.
Invista em tecnologias
A grande aliada de processos de gestão não pode ficar de fora dessa. É importante que você possua softwares que contribuam para todo o controle desse processo de devolução de mercadorias.
Desde um dispositivo que gere protocolos dos pedidos, dos atendimentos, até mesmo espaços para colocarem os motivos das devoluções, as datas dos procedimentos realizados.
Confira alguns dados que podem ser coletados e armazenados em programas tecnológicos:
- Quantidade de devolução X Quantidade de entrega
- Motivo da devolução
- Satisfação do cliente após atendimento
- Média de tempo das reclamações e da resolução dos problemas
Quanto mais informação for capaz de captar, mais você terá subsídios suficientes para tomar as próximas decisões do seu negócio em relação aos procedimentos que envolvem a devolução de mercadorias.
É importante compreender o quanto toda a sistemática dos pedidos influencia nos resultados de vendas da sua empresa. Nenhum processo pode ser eficaz se feito em desarmonia com as outras etapas da compra.
Por isso, o gestor precisa sempre estar atento às
dicas que possam contribuir para que cada etapa possa ser melhorada e atingir melhores índices de desempenho. Ao realizar essas mudanças, não há erro, o cliente fica satisfeito, a empresa atinge seus resultados e a equipe fica motivada em fazer parte dessa melhoria e estar capacitada para tal.
E você, como faz para ter um bom controle de devolução de mercadorias?
Deixe o seu comentário!
Software Enginner | Csharp Developer Senior | SQL Server Especialist | Power BI Especialist | Gestão de Frete | Automatização para WhatsApp ?
Trackbacks/Pingbacks