Preocupar-se com os níveis de serviço entregues ao consumidor é tarefa de todos em uma empresa que busca se manter no mercado. Neste cenário, a área de logística, responsável por levar o que foi prometido até o cliente final, tem um papel crucial. É fundamental que ela mantenha a coerência entre os valores propostos pela empresa e a percepção do cliente. Neste processo, entra em cena a gestão do ciclo de pedidos.
Administrar o ciclo de pedidos é olhar para a empresa com os olhos do cliente. Estudar esse ciclo analiticamente, buscando formas de diminuir a incerteza sobre a performance, confiabilidade e disponibilidade em cada fase, é cuidar também do relacionamento com o seu cliente e da sua organização interna. Se você tem dúvidas sobre o conceito de ciclo de pedido, ou sobre como ele pode ajudar no aumento das suas vendas e manutenção do seu negócio, continue lendo nosso post!
O que é o ciclo de pedidos?
O ciclo de pedidos representa, em linhas gerais, a sequência de atividades que integram fornecedores e canais em um processo que tem como objetivo entregar valor para o cliente. O ciclo de pedidos pode ser apresentado pelas seguintes fases:
- Entrada de pedidos: compreende a emissão de pedidos e seu detalhamento para que sejam transmitidos ao próximo elo.
- Liberação: agrupa os processos que verificam a compatibilidade das operações realizadas e prometidas com as políticas da empresa e de terceiros.
- Promessa e disponibilidade: nesta fase é verificada a disponibilidade do produto, bem como a possível necessidade de priorização e estimativa de entrega.
- Programação de transportes: engloba a composição de cargas, otimização de rotas e os agendamentos acordados com as transportadoras.
- Expedição: representa o trabalho de preparação final da carga (separação, conferência, emissão dos documentos e, por fim, a expedição propriamente dita).
- Controle de entregas: é a fase final, que marca o fechamento do pedido e comprova que os recebimentos foram realizados. Nesta fase também são tratadas as remodelações de possíveis falhas.
A qualidade geral de um ciclo de pedidos é medida a partir de 3 dimensões principais, que levam em conta o serviço esperado pelo cliente e o serviço percebido por ele:
- Rapidez: é medida a partir pela duração do ciclo de pedidos e representa a eficiência dos serviços logísticos;
- Confiabilidade: medida a partir do número de variações entre a proposta inicial de entrega e seu cumprimento para o cliente final;
- Visibilidade: aponta a facilidade e a agilidade em remediar ou estabilizar possíveis falhas.
Qual é a influência da gestão do ciclo de pedidos sobre as vendas?
Na própria explicação do ciclo de pedidos, é fácil perceber seu impacto sobre os níveis de serviço oferecidos pela empresa, e, desta forma, é possível também identificar o potencial de diferenciação que oferece.
Assim como os atributos presentes no produto entregue, os serviços agregados influenciam muito na escolha do cliente. E a conveniência é parte importantíssima na avaliação destes diferenciais.
Além disso, a transparência no atendimento e a agilidade no processamento dos dados fazem com que o processo de compra seja uma experiência mais agradável para o cliente, o que aumenta suas chances de repeti-lo e tornar-se um cliente fiel.
Os softwares de gerenciamento de transporte (TMS) são ótimos aliados na realização destes controles e na aplicação de melhorias, já que possibilitam a análise em tempo real das ocorrências, facilitam o contato com terceiros, auxiliam no planejamento dos custos, no acompanhamento da performance do transportador entre outros. Cabe ao responsável utilizar essas informações na tomada de decisões e em atitudes que impactem no bom desempenho das vendas.
O que você tem feito para melhorar seus níveis de serviço e deixar seu cliente mais satisfeito? Compartilhe conosco as suas experiências ou dúvidas na gestão do ciclo de pedidos comentando neste post.
Software Enginner | Csharp Developer Senior | SQL Server Especialist | Power BI Especialist | Gestão de Frete | Automatização para WhatsApp ?
Estou com dificuldades no recolhimento de mercadorias perecíveis vencidas por parte do meu fornecedor
Olá Sérgio,
Procure alinhar junto ao seu fornecedor um processo de devolução de perecíveis. Provavelmente ele não quer ver o seu produto descartado de maneira não adequada.
Espero ter ajudado.