Com o mercado cada vez mais competitivo aliado a clientes mais exigentes, a inovação se torna um aspecto crucial para que as empresas consigam se manter a frente da concorrência e fidelizem seu público — além de conquistar novos consumidores.
Pensando nisso, decidimos listar 5 passos fundamentais para inovar na área de logística e alavancar os resultados do seu negócio. Continue com a leitura e confira!
1. Faça um planejamento logístico
Mesmo que tendo uma boa infraestrutura, mão de obra qualificada e fazendo investimentos de forma inteligente, por exemplo, dificilmente sua empresa alcançará resultados melhores sem um planejamento.
Portanto, ele é o primeiro passo para que você defina os objetivos, elabore ações mais precisas e acertadas, planeje os riscos e determine qual caminho deve ser percorrido. A partir daí, torna-se menos complicado saber quais inovações podem ser adotadas e onde serão aplicadas.
2. Atente-se às tendências para inovar na área de logística
De tempos em tempos, surgem novidades que permitem aprimorar os métodos de trabalho e transformar a forma como as empresas se relacionam com seus clientes.
Dois exemplos recentes dessas tendências que permitem inovar são a entrega por drones e o same day delivery — entrega no mesmo dia, em português. Atente-se sempre para essas questões e verifique a possibilidade de implantá-las na sua empresa.
3. Acompanhe as práticas de sustentabilidade
A sustentabilidade é um conceito muito falado e divulgado ultimamente. A preocupação que as empresas possuem com o meio ambiente ajuda a reduzir os desperdícios, o que diminui os custos, permite tornar os processos mais eficientes e ainda melhora a imagem do negócio no mercado.
Nesse sentido, para promover a inovação, vale a pena adotar novas ações, como a logística reversa, a logística verde e o uso de embalagens diferenciadas.
4. Identifique as melhores práticas de mercado
O benchmarking consiste no processo de avaliação de outras empresas — principalmente as que atuam no mesmo ramo — e a verificação de quais são as práticas que levam a um desempenho satisfatório.
Após verificar a viabilidade, elas são adaptadas e adotadas na sua empresa. Essa ação permite identificar quais são os principais acertos dos concorrentes e faz com que seja possível elaborar soluções ainda melhores para os clientes, alcançando a inovação.
5. Invista em tecnologia
A tecnologia e a logística andam sempre juntas. À medida que uma evolui, a outra investe em melhorias que permitem tornar os processos cada vez mais eficientes e eficazes.
Nesse sentido, o investimento em tecnologia proporciona a modernização das operações, o que otimiza as rotinas e auxilia na tomada de decisões mais acertadas. A inovação vem por meio do controle dos processos, que ajuda identificar os pontos fracos e corrigi-los — além de encontrar oportunidades de melhorias.
Saber inovar na área de logística faz com que as empresas se renovem, adotem tendências e consigam se diferenciar de seus concorrentes. Com isso, torna-se possível se destacar cada vez mais no mercado, criando vantagens competitivas.
O que achou desses passos? Baixe também o nosso Ebook sobre:
Quer continuar acompanhando os artigos que postamos aqui no blog? Então curta nossa página no Facebook para receber nossas novidades!
Comentários
Trackbacks for this post