Independentemente do setor ou porte da empresa, a comunicação organizacional é um dos pilares estratégicos para que os objetivos e metas do negócio sejam atingidos.

Afinal, é através dos canais oficiais de comunicação que a empresa dialoga com os públicos-alvo sobre sua razão de existir, o que a diferencia das outras, os produtos, os valores que sustentam sua atuação e sua visão de futuro.

Todos os públicos são importantes para o sucesso da empresa.

Entretanto, se os funcionários não estiverem bem informados por meio da comunicação interna, os demais esforços não surtirão o mesmo efeito positivo.

Afinal, os funcionários são a primeira vitrine de uma empresa e, se não se engajarem nos objetivos estratégicos e se estiverem insatisfeitos com seus empregos, não vão colaborar com o aumento de produtividade da equipe e com o fortalecimento da marca.

Infelizmente, muitas empresas ainda não dão o devido valor à comunicação voltada aos colaboradores e, por isso, enfrentam dificuldades diárias, das mais simples às mais complexas.

Quer conhecê-las?

Continue a leitura e descubra quais são as falhas mais recorrentes de comunicação interna e como lidar com elas!

As principais falhas de comunicação interna

1. Incerteza

Cria-se um ambiente de especulações e inseguranças, já que as informações sobre a empresa chegam ao conhecimento das pessoas por meio de canais não-oficiais, como conversas de corredor.

2. Variações

O discurso empresarial fica desalinhado e  variante de acordo com a equipe, pois cada gestor transmite as mensagens que entende serem as mais importantes.

3. Desentendimento

Mensagens importantes não são absorvidas pelos colaboradores, pois a empresa não se preocupa em utilizar a linguagem adequada a cada perfil do público interno.

4. Conflitos

Informações transmitidas sem cuidado e alinhamento prévio podem resultar em conflitos entre equipes. Assim, o ambiente interno é envolto em um clima de constante desconfiança, surpresas e dúvidas.

Como lidar com os erros de comunicação interna

Viu só como os problemas gerados pelas falhas de comunicação interna impactam negativa e diretamente na performance da empresa? Portanto, é vital seguir nossas dicas para administrá-las e reverter esse cenário conflituoso:

1. Alinhe as mensagens-chave

Defina, junto com a alta gestão, quais são as mensagens-chave mais importantes que todos os colaboradores devem compreender: a missão da empresa, os valores, sua visão de futuro, os objetivos estratégicos. A partir do alinhamento do discurso, todos os gestores saberão qual é a abordagem a ser utilizada com as equipes.

2. Crie canais oficiais

O próximo passo é definir quais serão os canais oficiais de comunicação da empresa e qual a periodicidade para transmitir tais mensagens. Use a tecnologia a favor da comunicação interna, pois ela permitirá que a divulgação de informações relevantes seja ágil e chegue a toda a equipe de forma padronizada.

3. Estabeleça diálogos

Também é preciso prever canais que possibilitem o diálogo, ou seja, ouvir o que os colaboradores têm a falar. Afinal, funcionário motivado é aquele que percebe claramente que sua voz é ouvida e que a empresa está preocupada em proporcionar um bom ambiente de trabalho a todos.

4. Envolva o time na estratégia da empresa

A forma mais eficiente de engajar os colaboradores do time é mostrar a eles que cada um possui um papel essencial para que os resultados esperados sejam atingidos.

Para tanto, crie uma rotina para falar com as equipes a respeito da performance da empresa e desenvolva ações de reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pela equipe e por cada um. Lembre-se: equipe motivada é sinônimo de equipe produtiva!

5. Reduza os efeitos da “rádio peão”

Não se iluda pensando que, ao estruturar um bom plano de comunicação interna, você eliminará a rede não-oficial de comunicação. A chamada “rádio peão” sempre existirá, mas seus efeitos serão muito menos nocivos se houver transparência da empresa junto a seus funcionários.

Para construir uma cultura organizacional coesa, de alto desempenho e alto engajamento das equipes, é fundamental  que as empresas foquem recursos e esforços constantes para garantir um bom fluxo de comunicação com seu time de colaboradores.

E então, pronto para revolucionar sua comunicação interna? Agora, para ajudar a fortalecer as boas práticas de marketing e comunicação, divulgue este post nas suas redes sociais!