Toda compra online gera uma certa expectativa com a chegada do produto! Talvez esse seja o grande charme do e-commerce, principalmente para aqueles que tem o hábito de comprar online. O gostinho de ver o produto esperado chegar não pode ser frustrado!

Hoje vamos falar sobre como o sucesso na entrega do produto afeta a satisfação do seu cliente, tanto de forma negativa quanto positiva. Vamos lá?

Alguns fatores de sucesso na entrega geram a satisfação desejada em seu cliente. Confira!

Entrega no tempo correto

Nada mais frustrante do que lidar com o atraso no recebimento de um produto. Por esse motivo, um dos grandes desafios da logística para e-commerce é garantir o cumprimento dos prazos para se manter competitivo no mercado. O respeito ao prazo é considerado fator de sucesso em todos os tipos de negócio, principalmente para empresas de prestação de serviços, que necessitam entregar um projeto ou produto no prazo estabelecido. No e-commerce, essa necessidade é ainda mais atenuada.

Entregar no prazo significa gerar em seu cliente uma grande satisfação ou mesmo simplesmente não gerar insatisfação e manter o senso do esperado. Isso já é uma grande conquista!

Produto em perfeitas condições

Entregar o produto adquirido pelo cliente em perfeitas condições é essencial. Algumas empresas de e-commerce não se preocupam muito com a embalagem no qual o produto está embalado, outras já oferecem uma experiência superior, entregando embalagens melhor trabalhadas. Tudo isso é estética, mas o essencial é entregar o produto adquirido em perfeitas condições, ou seja, sem amassados, sem defeitos, sem riscos e sem violação da embalagem.

Experiência verdadeira

Durante a experiência de compra o e-commerce deve oferecer ao cliente uma boa qualidade de fotos, vídeos e informações do produto para que ele tenha a convicção de que não comprou enganado. Mostrar fotos e produtos cuja realidade não é a mesma ao vivo, pode gerar uma frustração incrível no seu cliente e ainda render boas reclamações em redes sociais, sites de reclamação e PROCON. Ofereça uma experiência verdadeira e contribua para a satisfação na entrega final.

Para incrementar ainda mais a logística, diversas pesquisas e estudos foram desenvolvidos, entre eles o LSQ (Logistics Service Quality) criado por três professores PhD, Dr. Adrian Micu, Dr. Kamer Aivaz e Dr.Alexandru Capatina, que entendem que a logística é um dos fatores críticos de sucesso do e-commerce.

Observar as 12 perguntas realizadas no processo LSQ já é um grande passo para uma logística que gere satisfação ao cliente, sucesso na entrega e que cumpra os requisitos necessários para uma operação de e-commerce bem sucedida.

O sucesso na entrega e um bom relacionamento com o cliente podem ser medidos por meio de índices como o NPS (Net Promoter Score) que permite avaliar quem são os clientes promotores, depreciadores e passivos.

Em todo o processo de logística, o sucesso na entrega é sem dúvida o fator mais determinante para boas avaliações dos clientes e geração de satisfação. Por isso, entregue seus produtos no prazo estabelecido e com a qualidade esperada.

Para somar ainda mais com sua logística, aproveite para conhecer o software Weblayer que fornece diversos benefícios para gerentes de logística e oferece relatórios e gráficos completos para fortalecer a entrega de resultados, controle de performance das transportadores, notas fiscais e muito mais!