A produtividade é a chave do sucesso de uma empresa e o grande desafio de muitos gestores é encontrar uma alternativa que possa manter um bom fluxo de trabalho, sem afetar a qualidade do produto ou serviço.

Por essa razão, melhorar a produtividade tornou-se uma prioridade para muitas empresas preocupadas em motivar seus funcionários e conseguir reduzir gastos através de processos eficientes.

Fazer cada vez mais com menos demonstrou ser uma das principais soluções para melhorar a produção. Entretanto, algumas iniciativas e hábitos precisam ser adotados a fim de propor mudanças significativas na rotina de uma empresa.

Para ajudar nesta questão, selecionamos as melhores dicas para você aumentar e aperfeiçoar a produtividade em sua organização. Confira!

1. Estabeleça metas para sua equipe

Quando estabelecidas, as metas são responsáveis por incentivar os resultados. Por esse motivo, estipule tarefas e períodos de execução em sua equipe, delegando as atividades de acordo com as capacidades dos colaboradores.

Lembre-se ainda de fazer um acompanhamento da performance para verificar a execução, assim como sugerir novas propostas.

2. Disponibilize ferramentas para otimizar a produção

Os recursos e ferramentas utilizadas na escala de produção são fundamentais para garantir qualquer sucesso. Vale lembrar que oferecer soluções que ajudem a acompanhar o processo e reduzir os desperdícios é uma excelente alternativa, já que seus funcionários necessitam de suporte adequado para entregar resultados que sejam satisfatórios para a empresa.

Invista em bons computadores, equipamentos de qualidade, assistência, local de trabalho adequado, entre outros detalhes.

3. Identifique e corrija os gargalos na produção

Os gargalos são obstáculos que impedem o bom funcionamento das etapas de uma produção. Eliminá-los é uma grande necessidade, já que eles podem comprometer a motivação da equipe e ainda causar gastos que são desnecessários.

Nesse caso, faça uma avaliação interna de todas as etapas e identifique quais processos são inúteis e não agregam valor para a empresa ou cliente. Mantenha esse hábito e não permita que essas falhas ocorram novamente.

4. Melhore a comunicação interna

Sem uma comunicação eficiente, sua empresa pode enfrentar sérias consequências e obter um retorno insatisfatório. Para evitar esse problema, mantenha uma comunicação clara e transparente com seus colaboradores, pontuando sobre metas, resultados, visão da empresa, entre outros detalhes que julgue ser importante.

Vale ressaltar que, colaboradores podem ficar mais motivados quando sentem que fazem parte das decisões da empresa e conhecem todos os processos existentes.

Além disso, ofereça sempre feedback’s a fim de manter sua equipe consciente dos resultados alcançados e como conseguir melhorá-los por meio de novas estratégias.

5. Ofereça treinamentos constantes com foco na produtividade

A reciclagem é a melhor forma de garantir o aprendizado sobre a rotina de uma empresa. Através dele, sua equipe poderá conhecer novos métodos e atualizar-se de conteúdos necessários para melhorar a produtividade.

Para executar os treinamentos, defina a área responsável, os funcionários a serem treinados, o tempo necessário, o conteúdo que será repassado e analise os resultados ao longo do tempo.

6. Crie campanhas de incentivo e ações motivacionais

Você sabia que colaboradores motivados produzem até 50% mais? Diante desse número, vale criar campanhas de incentivo e recompensar sua equipe por metas alcançadas ou

performances bem executadas.

Estabeleça os prêmios que serão oferecidos e as metas para ganhá-los, dessa forma, além de desafiá-los a buscar melhorias, você também irá motivá-los a entregar os melhores resultados.

7. Elimine as distrações

Avalie o comportamentos dos seus funcionários e identifique quais são as possíveis distrações que estão comprometendo o tempo e o resultado solicitado. O uso constante de celulares, internet, horário de lanche exagerado, entre outros fatores, podem distrair facilmente uma pessoa e, por isso, precisam ser eliminados para manter uma cultura organizacional produtiva.

Com estas dicas sobre produtividade, sua empresa irá aumentar os lucros e obter resultados cada vez mais satisfatórios! E você? O que faz para melhorar a produtividade na sua organização? Conte para gente, basta responder nos comentários!