Não é novidade que a motivação da equipe é um ingrediente fundamental para garantir bons resultados para qualquer organização. No entanto, manter uma equipe motivada é um desafio que deve ser enfrentado diariamente.

Um passo importante é saber identificar o que motiva cada pessoa. Para isso, é fundamental estabelecer um diálogo aberto com os funcionários e procurar conhecer o que os deixam mais engajados e felizes. Você vai descobrir que existem diversas razões pelas quais seus colaboradores se motivam a fazer um bom trabalho.

Embora, muitas vezes, os motivos se relacionem a ganhos financeiros, existem outras alternativas para promover uma boa motivação de equipe. Confira nesse post 5 medidas que podem ser tomadas para manter sua equipe motivada e produtiva!

Reconhecer o trabalho

Reconhecer o sucesso e o bom trabalho de seus colaboradores é a primeira e a mais simples medida para motivar uma equipe. Portanto, esteja sempre atento às conquistas dos funcionários e não deixe de elogiar e de fornecer feedbacks para a equipe regularmente.

Demonstrar a importância da contribuição e do trabalho individual de cada um também é muito importante. Muitas vezes, isso pode ser mais recompensador do que um aumento de salário ou um bônus. Quando as pessoas são reconhecidas por seu trabalho e esforço, elas tendem a melhorar cada vez mais.

Dar tarefas desafiadoras

Realizar as mesmas tarefas e ter sempre a mesma rotina pode ser entediante e desmotivador para sua equipe. Portanto, é muito importante incluir desafios e tarefas novas, que sejam diferentes da atividade normal de cada um. Com isso, o colaborador pode desenvolver novas habilidades e se sentir mais motivado.

A ideia é que o funcionário saia de sua zona de conforto e tenha novas experiências. Porém, vale ressaltar que é importante certificar-se de que essas tarefas sejam factíveis no prazo estabelecido e que se enquadrem nos interesses e capacidades da pessoa.

Estabelecer metas

Estabeleça objetivos para a equipe e defina prazos e recompensas para alcançá-los. Essa é uma maneira interessante de fazer com que os funcionários se motivem a atingir um resultado para a empresa. O ideal é que essas metas sejam razoáveis, mas que permitam que os colaboradores se esforcem um pouco mais, tanto individualmente quanto em equipe, para conseguir cumpri-las.

Encorajar a criatividade

Uma ótima maneira de motivar sua equipe pode ser incentivar a criatividade e autonomia. Muitas vezes, as pessoas não se sentem confortáveis em ter alguém controlando tudo o que realizam. Portanto, dê aos funcionários a liberdade de encontrar suas próprias maneiras de solucionar um problema. Isso pode encorajá-los a pensar de forma inovadora.

Estar disponível para a equipe

Se mostre disponível para ajudar a equipe e fornecer tudo o que precisarem. Caso necessário, trabalhe lado a lado com eles para encontrar as melhores soluções e alcançar os resultados buscados. Fornecendo sempre o suporte de que eles precisam, provavelmente muitos se sentirão inspirados e motivados para fazer o mesmo que você faz pela organização.

Essas dicas podem te ajudar a motivar sua equipe e incentivar que ela se mantenha sempre engajada e produtiva. Lembre-se de que ser capaz de motivar a equipe e estar sempre atento às dificuldades e necessidades dos colaboradores são qualidades essenciais para um bom líder.

Gostou das nossas dicas sobre motivação? Baixe o nosso Ebook sobre o método de Gamificação e conheça novas técnicas para incentivar seus colaboradores!

Não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!