Hoje vamos falar sobre o Método GTD.

Sua vida se tornou uma correria maluca entre o início e o fim do expediente?

O trabalho ocupou todo o seu tempo e você já não sabe que é um fim de semana com família e amigos?

Então o método GTD pode ser uma boa solução para os seus problemas.

Esse método de organização e produtividade tem como finalidade deixar a sua mente livre de preocupações e garantir que todas as tarefas serão cumpridas da forma mais eficiente possível.

Quer descobrir mais sobre o que é o GTD e como ele pode te ajudar? Confira este post até o final!

O que é o método GTD?

O método GTD, sigla para a expressão em inglês getting things done (algo como “fazendo as coisas” em português, mas que foi traduzido oficialmente como “A Arte de Fazer Acontecer” para o título do livro homônimo), foi criado por David Allen, um consultor em produtividade famoso no mundo todo.

Em 2001, Allen lançou o principal objetivo do método GTD: esvaziar a sua mente e deixar todo o planejamento por conta do seu sistema de organização. Com a mente vazia fica mais fácil se concentrar completamente nas tarefas que estão sendo realizadas em um dado momento, executando-as da maneira correta, de forma rápida, leve e eficiente.

Como o método pode ser implementado?

Sua base é tirar todas as preocupações da sua cabeça e colocá-las no papel. Isso significa escrever todas as tarefas a serem realizadas, todos os eventos, todos os projetos, todas as ideias e todos os lembretes em um só lugar.

Não importa que seja um bilhete te lembrando de comprar um cartão de aniversário para a sua esposa ou um rabisco na agenda dizendo pra passar no supermercado no caminho de volta pra casa. Até mesmo aquela sua ideia fantástica para melhorar o funcionamento de algum setor da empresa deve ir para o papel. Anote tudo. Tudo mesmo!

É necessário usar papel?

Como a primeira edição do livro foi lançada em 2001, a agenda de papel ainda costumava ser o item mais importante na vida de qualquer pessoa organizada. Atualmente, dá para usar o calendário do e-mail, um software no computador, o aplicativo de notas do celular ou tablet e até aplicativos criados especialmente para a implantação do método GTD.

O importante é que todas as informações estejam salvas e seguras em algum lugar que não seja a sua cabeça.

Depois de anotar, o que faço?

Cada item na sua lista deve ser transformado em tarefas claras que demandem uma ação única ou considerado um projeto que demandará diversas ações sequenciais. “Organizar a viagem das férias”, por exemplo, pode ser dividido em tarefas como: pesquisar preços de hotéis, comprar a passagem de avião, descobrir lugares turísticos que devem ser visitados e por aí vai.

Cada tarefa – incluindo a primeira tarefa a ser realizada em cada projeto – deve então ser distribuída pela agenda, tendo um dia, um horário e um local específico para ser realizada.  Assim, enquanto você está no trabalho, não precisa se preocupar com as tarefas a serem realizadas em casa e vice-versa.

Ao fim do dia, confira se tudo foi feito, reorganize as tarefas pendentes para o dia seguinte e adicione novas tarefas que surgiram.

Como GTD lida com a procrastinação?

A procrastinação (também conhecida como “adiamento”) é a grande inimiga de qualquer planejamento. Para acabar com ela, o método GTD sugere uma regra simples e clara: qualquer tarefa que possa ser realizada em menos de dois minutos deve ser realizada imediatamente.

Assim, ler e escrever e-mails curtos, agendar reuniões e enviar mensagens de texto no celular podem ser realizados imediatamente sem qualquer impacto significativo sobre o planejamento para o resto do dia.

Acredite: o GTD é um método seguro e funcional. Uma vez pronta a sua lista de tarefas, você não terá mais preocupações a nãos ser executá-las uma a uma. Sem distrações, procrastinação ou estresse. Faça as coisas na hora certa no trabalho e ganhe tempo para se divertir e viver a vida! Quer motivação melhor que essa?

Baixe agora nosso ebook sobre o assunto e se aprofunde no assunto!

cms_files_11008_1469037311gtd_pct11

Agora que você conheceu o método GTD, realize imediatamente esta tarefa de dois minutinhos: deixe aqui embaixo o seu comentário dizendo como ele pode mudar a sua vida!