Já faz um bom tempo que a gestão de logística deixou de ser vista apenas como a área operacional que cuida de transportes e estoques. Cada vez mais, muitas empresas passam a explorar o potencial estratégico dessa área e os benefícios que ela pode proporcionar para outros setores.

No artigo de hoje vamos falar mais sobre a influência que manter uma operação eficiente causa e como a relação entre os gestores pode ser estabelecida. Confira!

Qual é o impacto da gestão de logística nas outras áreas da empresa?

O desempenho dos processos logísticos e os resultados que eles proporcionam podem ter influência tanto direta quanto indireta em outras áreas. Explicaremos melhor essas questões a seguir:

Administração financeira

O custo do frete, gerado para que os produtos possam ser entregues para os clientes, está entre uma das maiores contas que a empresa absorve em suas operações. Por si só, esse fato já liga diretamente a logística à gestão financeira.

No entanto, ainda existem outros gastos que precisam ser controlados para evitar que eles se tornem elevados demais e comprometam a lucratividade do negócio. Além disso, as otimizações que são realizadas nos processos logísticos podem ajudar a alcançar a redução de custos, o que afeta diretamente os resultados financeiros.

Marketing

Enquanto o marketing é o responsável por identificar quais produtos e serviços satisfazem as necessidades dos clientes, é a logística a responsável por entregá-los. Nesse sentido, mesmo que haja um esforço para estreitar o relacionamento com seu público por parte da área de marketing, se a logística não for eficaz, os esforços são praticamente em vão.

Vendas

Uma das responsabilidades da gestão de logística é gerir bem os estoques, de forma que haja a disponibilidade dos itens. Quando ocorre alguma falta e existe demanda para aquele produto, é provável que o setor de vendas perca a oportunidade caso o cliente não aceite uma alternativa.

Contudo, a ligação não para por aí: a logística também precisa garantir a disponibilidade de veículos para que haja o transporte e a entrega dos pedidos que foram realizados.

Compras

O setor de compras é responsável por fazer a aquisição dos produtos para colocá-los em estoque. Se a logística estabelecer uma comunicação eficiente, poderá repassar informações a respeito da frequência de saída dos itens e de quais quantidades precisam ser adquiridas.

Isso ajuda a evitar faltas e excessos, que geram desperdício do capital de giro e influenciam, mais uma vez, na administração financeira.

Atendimento ao cliente

O monitoramento das entregas que são realizadas permite que a logística repasse as informações para o setor de atendimento. Com isso, os clientes podem obter o status atualizado dos seus pedidos.

A empresa também pode adotar a notificação proativa e enviar esses dados antes mesmo que os clientes entrem em contato com a central, melhorando o relacionamento.

Como a relação entre os gestores deve funcionar de forma a garantir maior eficiência?

Trabalho em conjunto

O primeiro passo é criar uma cultura em que os setores atuem como parceiros, em vez de trabalharem isoladamente, cada um buscando seus objetivos. Assim, conseguem-se integrar melhor as áreas.

Comunicação fluida

A comunicação também é fundamental para estreitar o relacionamento entre os departamentos. Os gestores devem estimular a troca de informações relevantes ou que influenciem no desempenho de outras pessoas e áreas.

Utilização de tecnologia

A tecnologia, quando bem aplicada, ajuda a otimizar os processos e proporciona diversos benefícios para a empresa. No que diz respeito à relação entre os setores, o ideal é investir em soluções integradas (como um ERP, por exemplo) e outras ferramentas voltadas para a melhoria das rotinas.

Como se pode ver, a gestão de logística está ligada a outras áreas do negócio e qualquer falha pode fazer com que os objetivos não sejam alcançados e afetar o resultado da empresa como um todo.

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