Você sabe o que é gamificação?

Constantemente no mundo dos negócios as empresas procuram formas de aumentar o engajamento ou promover certos tipos de atitude nos clientes, colaboradores, ou fornecedores.

Para conseguir fazer isso, muitas delas se apropriam de técnicas utilizadas em jogos.

Esta prática é conhecida como gamificação e já se mostrou bastante eficaz.

Apesar disso, muitos profissionais ainda se perguntam o que é gamificação e como ela pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados.

O que é gamificação?

Este conceito nada mais é do que o uso mecanismos e dinâmicas de jogos para o aprendizado, engajamento de pessoas ou resolução de problemas, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

Essa metodologia, por mais que possa parecer complexa para alguns, tem origens muito simples e que revelam alguns conceitos básicos da psicologia humana.

Os jogos são inerentes à cultura humana.

Somos seres que gostam de se sentir reconhecidos e recompensados e os jogos nos dão essa oportunidade.

Com essa tática, empresas podem conseguir aumentar as vendas, estimular o engajamento com a marca e otimizar o desempenho de colaboradores e fornecedores.

Como aplicar?

A gamificação pode ser aproveitada em diversos momentos e com diversos agentes dentro das organizações.

Um exemplo bem comum deste conceito está no programa de pontos para compra de passagens aéreas, iniciado nos anos 80 e em vigor até hoje.

O programa possui regras claras e recompensas ao seus usuários, o que traz resultados às empresas e estimula ainda mais o consumo dos seus serviços.

A gamificação não se restringe somente a este modelo e nem está voltada somente para clientes; ela pode ser utilizada também para melhorar o relacionamento e performance dos fornecedores.

Uma empresa que tem problemas no setor logístico, por exemplo, pode se beneficiar deste conceito ao criar regras para incentivar a melhoria no nível de serviço, recompensando e reconhecendo os fornecedores com melhores resultados.

Quer conhecer algumas práticas?

Propor desafios e competições

A competição e o desafios são fundamentais para instigar as pessoas a se engajar cada vez mais.

Os jogos têm a capacidade de afetar os nossos instintos mais básicos, e a competição é possivelmente o mais primitivo deles.

Sempre que existe alguma forma de competição, a tendência é que haja um maior esforço coletivo.

Incentivar compartilhamento

Hoje em dia vivemos em uma sociedade conectada.

Tudo é dividido e compartilhado nas redes sociais.

O compartilhamento é importante também para incentivar a competição.

Quando se sabe dos resultados uns dos outros, estimula-se a interação e aumenta-se o desejo de querer ter melhores resultados do que os demais.

Demonstrar progresso

Se o jogo se mantém estático, rapidamente ele se torna repetitivo. É importante que todo o jogador seja constantemente desafiado e se sinta em constante progresso.

Convencido?

Fica claro que os jogos são uma forma muito eficaz de mobilizar pessoas a fim de executar ações ou obter comportamentos desejados.

É importante que as empresas estejam atentas para utilizarem isso da melhor maneira possível.

E o seu negócio aplica de alguma maneira esse conceito? Baixe também nosso Ebook sobre Gamificação.

Deixe o seu comentário abaixo e contribua para nossa conversa!