Terceirizar serviços é uma boa opção para quem deseja otimizar sua gestão e reduzir custos. Escolher um fornecedor de logística, a princípio, pode parecer uma decisão fácil, mas deve ser tomada com cautela.

Quando o serviço contratado não é de qualidade e deixa de atender os prazos estabelecidos, a imagem de sua empresa é prejudicada e toda a sua reputação no mercado pode ir por água abaixo.

O post de hoje mostra algumas considerações que o seu negócio precisa levar em conta ao fazer essa escolha. Por isso, continue a leitura!

Pesquise antes de escolher um fornecedor de logística

Antes de fechar qualquer negócio, faça uma pesquisa de mercado para encontrar os fornecedores de logísticas que oferecem as melhores condições de trabalho. Avalie também se os valores e a cultura do seu negócio estão em sintonia com os princípios da organização a ser contratada.

Utilize os indicadores de desempenho logístico para avaliar o serviço de uma transportadora. Entenda como seus concorrentes lidam com tal situação e faça uma escolha que atenda às necessidades da sua empresa.

Não tenha medo de negociar

Após ter pesquisado e encontrado o fornecedor de logística ideal para o seu empreendimento, é hora de negociar os termos e as condições de contrato. Tome cuidado com todas as propostas realizadas, leia os termos e evite cair em armadilhas.

Não aceite a primeira oferta que receber, tente acertar com seu fornecedor a melhor forma de pagamento ou o menor prazo para suas entregas.

Compreenda a realidade socioeconômica em que a sua empresa se encontra e fique atento para não fechar uma negociação que não se adeque a isso. Sabia que um contrato assinado inadequadamente pode pôr em risco toda a sua estrutura empresarial.

Entenda por que a tecnologia é um diferencial

Os processos existentes dentro de uma empresa de logística tornam-se cada vez mais complexos de serem desenvolvidos e acompanhados. O nível e a quantidade de informações cresce a medida que a complexidade de seu produto aumenta.

Os softwares de gerenciamento logístico auxiliam o trabalho de um gerente de logística, portanto, escolha um fornecedor que esteja disposto a fornecer dados e a utilizar o que há de mais moderno no setor.

Sempre tenha um plano emergencial

O mercado logístico, em alguns momentos, pode passar por problemas temporários. Incidentes e imprevistos acontecem, porém, a rotina de trabalho da sua empresa não pode ser prejudicada. Mesmo quando o serviço prestado atender corretamente a todas as suas demandas, nunca tenha apenas uma opção.

Imagine ter que cancelar o maior e mais lucrativo contrato realizado em sua gestão por causa de um problema ocorrido com seu fornecedor de logística? Essa situação deve ser evitada, portanto, considere outras alternativas caso algum imprevisto aconteça.

Escolha um fornecedor que esteja aberto ao diálogo

Apesar de ter tomado os cuidados citados acima, um gerente de logística deve acompanhar de perto o serviço realizado por seus fornecedores. Avalie o trabalho que eles desempenham e crie um canal de diálogo entre ambas as empresas.

Faça críticas e elogios para que o seu colaborador possa aprimorar suas atividades, a fim de adequar-se às condições do seu negócio. Não tenha receio de contratar outro fornecedor quando não ocorrer uma boa convivência e as suas expectativas não forem atendidas.

Coloque os interesses da sua organização em primeiro lugar e melhore seu desempenho empresarial.

O texto de hoje mostrou como você pode escolher um fornecedor de logística ideal para o seu empreendimento. Assine a nossa newsletter e fique por dentro do que há de mais moderno no setor de logística!