Os processos logísticos envolvem etapas relacionadas à cadeia de suprimentos de uma empresa: armazenagem, transporte, distribuição. Dentro da cada etapa do fluxo logístico, existem atividades e ferramentas importantes para garantir a eficiência dos processos.

A embalagem é um elemento essencial dentro da logística. E não dar a ela a devida importância pode trazer problemas ao gestor. A seguir, veja algumas competências que a embalagem possui no âmbito logístico!

Tenha um bom reforço no seu marketing

A embalagem é um importante elemento de marketing para a empresa. Diz-se que os invólucros ou recipientes de marketing são chamados de embalagens primárias: são aquelas destinadas ao consumidor. Elas envolvem diretamente as mercadorias e passam informações sobre estas aos clientes.

Por meio da embalagem, o cliente forma uma impressão da imagem da empresa, conhece sua marca e a sua especialização.

Passe uma boa impressão aos clientes

Como elemento de marketing, é fundamental que a embalagem passe uma boa impressão ao cliente. Embalagens funcionais costumam ser elogiadas, ou seja, aquelas que cumprem sua função de proteger o produto e, ao mesmo tempo, são simples de abrir e manusear.

Para passar uma boa impressão, o envoltório deve, acima de tudo, apresentar características modernas, como compactação, eficiência, sustentabilidade (possibilidade de ser reciclada ou reutilizada), estética equilibrada e informações suficientes sobre a mercadoria.

Conquiste mais espaço com um design certeiro

O design é um importante critério relacionado à estética e ao marketing. Muitas vezes, o design da embalagem influencia diretamente o consumidor a adquirir o produto, sem nem mesmo considerar a marca ou o preço.

Diante disso, vale a pena trabalhar um design moderno que realce a marca da empresa e chame a atenção do público consumidor. Na verdade, o design de uma embalagem deve respeitar o público-alvo do produto: se for uma audiência jovem, deve ser arrojado, passando a ideia de inovação e movimento; um público idoso exige um design mais comedido e assim por diante.

Estude os níveis das embalagens

As embalagens estão repartidas em níveis de acordo com as etapas de uso e distribuição. Por exemplo, as primárias, já citadas, são da primeira categoria a ser visualizada, e estarão em contato direto com os consumidores. Além delas, existem:

  • Secundárias ou industriais: consistem em recipientes ou caixas maiores que protegem as primárias, sendo usadas para transporte e manipulação (por exemplo, caixa de bombons Garoto);
  • Terciárias ou de convenção: são empregadas também no transporte e manipulação, acumulando uma quantidade maior de produtos em seu interior;
  • Quaternárias: facilitam o deslocamento de lugares e a transposição de um a outro ponto (paletes);
  • Quinto nível: usadas para viagens em navios (contêineres).

Analise os tipos de material mais adequado para cada caso

Os materiais de que são feitas as embalagens terciárias, quaternárias e de quinto nível variam conforme as suas finalidades extras. Ou seja, propósitos que vão além de somente proteger o produto:

Papelão

É um dos mais usados nas atividades logísticas, sendo suas características principais proteger de impactos, consolidar um montante dentro da caixa e fazer o empilhamento das caixas.

Acolchoamento

Envolve uma série de materiais, como isopor, papelão, plástico resinite, plástico bolha (servem para proteger os produtos durante o transporte das mercadorias e seu empilhamento).

Paletes

Podem ser de madeira, ferro, aço ou plástico e são semelhantes a estrados, sendo usados para consolidar as mercadorias, facilitando a movimentação delas através das empilhadeiras e macacos hidráulicos.

Contêineres

São feitos de ferro ou aço, tendo dimensões padronizadas e formato de caixas. São usados no transporte à longa distância e como forma de extensão em alguns depósitos (existem no modelo tradicional e no refrigerado).

E então, o que achou do post? Para você, qual é a importância da embalagem nos seus processos logísticos? Deixe a sua opinião e compartilhe o post em suas redes sociais!