As dificuldades atuais do profissional de Logística

Hoje em dia não é raro encontrar profissionais que realizam trabalhos manuais e maçantes nas empresas. Independentemente do setor, sempre há um responsável por assumir todos os compromissos essenciais, por responder e-mails aos fins de semana e principalmente, para garantir uma boa interação com os novos e antigos clientes.

Na área da logística esse processo não é diferente, sendo por vezes mais intenso devido ao volume de informações. Calcular valores, entrar em contato com parceiros, enviar e responder e-mails são tarefas que, quando realizadas diariamente, se tornam exaustivas e reduzem a taxa de produtividade devido ao cansaço e ao estresse.

O EDI e a revolução na Logística

No entanto, esse problema não é algo insolúvel. Através do uso de EDI (Eletronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) é possível delegar diversas tarefas que antes caiam nas costas de um ou dois funcionários e garantir que o atendimento e os serviços oferecidos sejam de alto padrão e não deixem a desejar.

Em geral, o software se utiliza de uma linguagem universal, na qual ele cataloga, unifica e decodifica todas as informações da empresa, sendo essas postas em programas semelhantes ou diferentes. O EDI nada mais é que um sistema de informação independente que otimiza o dia a dia no ramo da logística, evitando assim a presença do erro humano, visto que todos os dados são digitalmente catalogados, não sendo necessário digitar nenhum tipo de dado.

Vantagens em aderir ao EDI

No dia a dia o EDI oferecerá maior produtividade para a empresa, mais tempo livre para o gerente e maior aprovação por parte do público consumidor. Os gastos são reduzidos já no primeiro momento, pois os cálculos de fretes, pagamentos, envios de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e o contato com o cliente são realizados de forma otimizada, exigindo uma menor atenção dos responsáveis.

O EDI fornece informações como planilhas de faturamento, dados de relacionamento e engajamento do público consumidor, cotações e demais fatores que tomam muito tempo na rotina da logística. Além disso, o software de EDI consegue repor o estoque de acordo com a necessidade e cotando os melhores preços. Todos os dados coletados são decodificados e utilizados em prol do crescimento da empresa.

Os e-mails trocados com os clientes podem ser programados e seguir um padrão de compra de cada um dos destinatários. A possibilidade de oferecer um serviço de maior qualidade é o que faz do EDI uma ferramenta essencial nos dias de hoje. Há uma maior segurança durante as transações, evitando que erros de digitação ou mal-entendidos sejam interpretados literalmente.

Somente com a ajuda desse Assistente Virtual é possível que empresas reduzam o estresse de seus funcionários e encontrem saídas alternativas aos problemas colocados em cheque sem que o profissional tenha de abrir mão de seu descanso ou do tempo livre. As vantagens do EDI fazem do software uma das ferramentas essenciais no ramo da logística, principalmente para aqueles que sonham em ver a empresa crescer exponencialmente.

 

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