Às vezes, por descuido ou por falta de experiência, o setor de logística não recebe a devida atenção do alta escalão, o que acaba resultando em um frete exorbitante. Esse cenário prejudica expressivamente as empresas, já que os clientes levam em consideração o preço atrelado à entrega e, quando constatam que o valor é abusivo, desistem da compra.

Fato é que o valor do frete possui extrema importância na comercialização de qualquer tipo de produto. Por isso, os gerentes de logística precisam começar a considerar, desde já, todos os aspectos que envolvem o cálculo da entrega.

O ideal, nesse contexto, é criar estratégias capazes de economizar no processo, garantindo ao público valores justos. Quer saber, então, como cortar gastos e oferecer preços diferenciados de frete? Acompanhe com a gente:

Terceirize os serviços de entrega

Pode parecer óbvio, entretanto, muitas empresas ainda optam pelo transporte próprio, o que gera custos mais elevados e, consequentemente, torna o frete mais caro para o consumidor final. Diante desse cenário, nada mais inteligente do que contratar uma transportadora, que ficará responsável por todo o processo de logística.

Vale destacar, ainda, que ao terceirizar esse setor, você livrará a empresa de vários aspectos relacionados à entrega, como planejamento de rotas, questões burocráticas, segurança da carga, manutenção dos veículos e responsabilidade trabalhista dos motoristas. Mas não esqueça, em hipótese alguma, de fechar todos os detalhes com a empresa contratada, certo?

Claro que é necessário também ter um veículo próprio, porém o recomendado é utilizá-lo apenas nos casos em que a localização é próxima e que os itens são menores. Além do mais, essa alternativa salvará a empresa quando ocorrer algum problema com a transportadora.

Envie os itens em uma única remessa

Organização é a palavra -chave para obter êxito nessa tarefa. Aqui basta selecionar todos os produtos que têm a possibilidade de ser encaminhados em uma única remessa, cortando assim gastos desnecessários. Tenha sempre em mente que o simples fato de enviar itens separados, encarece e muito as operações de transporte, sobretudo aqueles que são pedidos de urgência.

Não tem nenhum mistério: para efetuar com sucesso essa missão, conseguindo valores mais compatíveis com a realidade do negócio, é preciso apenas de um controle rígido dos produtos e, claro, dos devidos prazos de entrega — períodos muito longos podem desmotivar o cliente a realizar a compra.

Invista na tecnologia para reduzir o valor do frete

Não é novidade que a tecnologia é uma forte aliada das grandes empresas. Contudo, parece que nem todos sabem que os aparatos tecnológicos também podem contribuir com a logística. Existem ferramentas capazes de agilizar todo o processo de transporte, não só resultando na redução dos custos, como também aperfeiçoando, de forma geral, os processos organizacionais.

Portanto, não perca mais tempo e verifique quais recursos são mais apropriados para a sua demanda. Que tal tentar fechar parcerias com empresas especializadas, que contemplam soluções distintas para cada situação? O indicado é fazer um levantamento do mercado e verificar quais dessas soluções são mais viáveis para a sua situação.

Aposte em uma localização privilegiada

O local de armazenamento dos produtos também merece um cuidado redobrado. Afinal, um galpão ou armazém com localização estratégica pode facilitar a logística. Por mais que esses locais tenham um valor mais elevado, de forma geral, ainda assim é mais vantajoso, pois reduzirá os custos definitivos que são associados ao processo de transporte, como a gasolina.

Para reduzir as despesas de transportes e apresentar propostas mais atrativas do valor do frete para o consumidor, é necessário reavaliar todo o setor de logística. É preciso ter em mente que atos isolados não surtirão o efeito esperado. O recomendado, portanto, é planejar uma série de ações, como as indicadas, que apresentarão resultados significativos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja a forma ideal de como calcular o custo do frete!