Quando os processos logísticos de uma empresa começam a trazer dores de cabeça para os gerentes do setor, fornecedores, transportadores e clientes, pode ser a hora de considerar a contratação de uma consultoria logística.

Como a logística envolve várias áreas de atuação, como compra de matérias-primas, produção, armazenagem, estoque, distribuição e transporte, a integração entre essas partes pode se tornar uma tarefa complexa para muitas empresas.

Essa é uma das razões pelas quais a consultoria logística se faz tão necessária. Por isso, vamos falar mais sobre esse serviço, funcionamento, vantagens e os melhores momentos para a sua contratação. Confira a seguir!

O que é e o que faz uma consultoria logística?

O papel da consultoria logística é reestruturar a logística de uma empresa. O seu objetivo é tornar toda a cadeia de suprimentos mais funcional, produtiva e econômica.

Basicamente, ela cumpre as funções primárias de consultorias de outras áreas, como detectar os problemas e propor melhorias. Isso pode ser feito a partir das seguintes etapas:

  • diagnóstico: a consultoria mapeia o cenário atual da logística da empresa contratante e apresenta os pontos fortes e os problemas dessa área;
  • análise de riscos: os problemas são nivelados de acordo com os riscos que eles oferecem para o bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos;
  • criação de controles: proposições de melhorias são feitas para controlar, minimizar e eliminar esses riscos;
  • definição e implementação do projeto: as melhorias são encaixadas em um projeto com prazos, metas, indicadores de qualidade e desempenho, profissionais responsáveis, etc.;
  • avaliação dos resultados: o projeto é monitorado durante e após sua execução para entender se os objetivos estipulados estão sendo ou foram atingidos.

Quais são os seus benefícios?

Traz uma visão especializada de fora da empresa

Esse olhar externo é importante porque, muitas vezes, os profissionais acabam entrando em uma rotina automatizada e acomodada. Assim, muitas práticas passam a ser feitas na base do “jeitinho” e o senso crítico fica menos apurado.

A consultoria pode trazer novas soluções, métricas e métodos para os problemas que você e sua equipe não conseguem enxergar.

Reduz custos nos processos logísticos

Essa acomodação que falávamos no tópico anterior pode prejudicar, também, a revisão de tarefas da área logística da sua empresa.

Por exemplo, a consultoria pode ajudar a formar novas parcerias com distribuidores, renegociar preços com fornecedores, criar rotas mais otimizadas para a equipe de transporte, diversificar os valores dos seguros de acordo com as cargas, entre outras ações mais econômicas para o setor.

Oferece soluções mais simplificadas e eficientes

Como o objetivo da consultoria é reestruturar a logística de uma empresa, é natural que seus processos sejam modificados.

Algumas maneiras de simplificar e tornar a logística mais eficiente são por meio da indicação de sistemas de gerenciamento de transporte, da terceirização do transporte e do armazenamento e da implementação de uma cultura de comunicação integrada na empresa.

Qual são os melhores momentos para a sua contratação?

Existem sinais mais claros para a contratação de uma consultoria logística. Um deles é a insatisfação dos colaboradores com os processos adotados internamente — daí a necessidade de reorganizar o trabalho e trazer novos métodos para a empresa.

Quando os custos e os desperdícios na área logística começam a incomodar e a solução não é encontrada internamente, é o momento de buscar um olhar externo. Um consultor, geralmente com uma vasta experiência de mercado, saberá analisar os pontos que precisam ser revisados e economizados.

Por último, podemos destacar a falta de integração entre as diversas áreas do setor logístico. Quando o pessoal responsável pela contratação de fornecedores, por exemplo, já deixa de ter uma comunicação aberta com os profissionais de transporte, é a hora de buscar um apoio especializado para criar políticas de unificação das áreas.

É importante não enxergar a consultoria logística como a solução mágica e perfeita para os seus negócios. Ela pode sim trazer conhecimentos externos, aumentar sua qualidade operacional e reduzir custos logísticos, mas sua contratação precisa ter um foco e a aceitação da sua equipe. Do contrário, o plano de melhorias proposto terá pouca eficácia.

Você acredita que uma consultoria logística poderia ajudar o seu negócio? Então, compartilhe sua opinião conosco e com os outros leitores nos comentários!