Muito se fala, hoje em dia, sobre a importância de motivar os colaboradores em prol da produtividade e do sucesso da empresa. O que não fica claro, no entanto, é de que maneira as empresas motivam seus funcionários na prática.

Se você também sente essa dúvida, então este post é para você! Separamos aqui alguns exemplos de como as empresas mais bem-sucedidas motivam seus colaboradores, para que você se inspire. Confira!

1. Google

Quando o assunto é motivação, o Google é, sem dúvidas, o número um em ideias criativas. Do almoço preparado por chefs à valorização e reconhecimento da equipe, a empresa se preocupa em manter o funcionário feliz e produtivo por meio de cada detalhe.

O espaço de trabalho, por exemplo, é descontraído, colorido e confortável, de modo a incitar a criatividade e a positividade na equipe. Os bônus por reconhecimento superam as expectativas da equipe e o apoio humanizado é a cereja do bolo, pois inclui de lavagens de carro até a adoção de uma criança.

Em outras palavras, o Google assiste 100% seus colaboradores e o retorno é 110% do engajamento deles!

2. GuiaBolso

Para quem ainda não conhece, o GuiaBolso é um aplicativo que auxilia os usuários com suas finanças pessoais. Uma das maneiras que eles encontraram para manter a equipe unida e motivada é promovendo, toda sexta-feira, um happy hour que inclui até mesmo ex-funcionários.

Bebidas, diversão e brincadeiras criativas fazem com que a alegria e a descontração permeiem a organização. Uma ideia simples, mas que humaniza a empresa e aproxima a equipe.

3. Netflix

A Netflix é outro exemplo de local que proporciona segundas-feiras felizes a toda a equipe. Lá, o tão conhecido dress code – código de vestimenta – foi abolido, ou seja, os colaboradores vão vestidos da maneira que quiserem, sem obrigação de saltos e ternos, por exemplo.

A política de férias e folgas também é bastante simplificada: não há limite para o número de dias que um funcionário pode tirar de folga, e nem necessidade de permissão antecipada. O importante por lá é que todo o trabalho seja feito dentro do prazo, e com qualidade.

4. GetNinjas

Dentro do ambiente de trabalho desta plataforma de disponibilização e contratação de serviços, há um espaço exclusivo para aulas de yoga. O GetNinjas disponibiliza também uma instrutora que comparece ao local em horários regulares e faz preços especiais para os alunos que ali trabalham.

Sem dúvidas, esta é uma ótima maneira de aliviar a pressão da rotina de trabalho e deixar todos em um clima mais leve.

5. Microsoft

A Microsoft também sabe que empresas motivam seus funcionários e conseguem bons resultados com isso. Em Washington, por exemplo, a empresa faz questão de buscar seus funcionários em casa!

Equipados com uma frota de ônibus com conveniências que inclui sinal wireless, a empresa garante que a equipe seja confortavelmente transportada até o escritório, evitando todo o estresse do trânsito e propiciando a interação da equipe no caminho para o trabalho.

E então, achou estas ideias inspiradoras? Você também pode gostar de conhecer mais 5 Formas de motivar os colaboradores da sua empresa!