Hoje, mais da metade dos brasileiros têm acesso à internet. Isso trouxe centenas de milhares consumidores em potencial a um novo mercado e alertou os empresários mais inovadores. Nenhuma loja física é capaz de abrigar tantos clientes, com um custo de equipe e infraestrutura tão baixo quanto o e-commerce consegue.

No entanto, nem tudo são flores neste novo cenário. O consumidor online, pela grande facilidade de pesquisar preços, acaba optando pelo site que oferece o melhor custo-benefício.

Um dos custos que mais prejudica as lojas online é o frete, responsável por 58% do custo de logística do negócio, que se for cobrado do cliente, pode afastá-lo e se for abatido dos lucros, pode tornar o negócio insustentável.

Assim, preparamos um conteúdo sobre como controlar os custos de frete em sua loja online e benefícios de fazê-lo corretamente:

Por que é importante controlar os custos de frete?

Essa é a grande pergunta. Imagine que todos os seus concorrentes cobrem R$20 de frete em média em um produto concorrente. Conseguir avaliar o seu custo total e reduzir 50% do frete com algum tipo de promoção, mesmo que você perca algum dinheiro, lucrará muito mais no volume de vendas.

Acompanhar de perto os centavos de logística trazem uma vantagem competitiva indispensável ao seu negócio online.

O que são custos operacionais?

Custos operacionais são todos os valores que você precisa pagar para realizar um transporte. Isso deve ser calculado com precisão de centavos. Um detalhamento correto dos investimentos e despesas possibilita a visualização total da sua margem operacional.

É saber exatamente os custos diretos para cada frete para que você entenda a balança de receita x despesa e não sofra com prejuízos.

Como diminuir as despesas de logística com o frete?

Agora que você sabe quanto está gastando atualmente, é preciso entender como reduzir esses valores. Confira nossas dicas:

Defina o modelo de entrega

Em suma, existem dois modelos principais de entrega. No primeiro você estabelece CDs (centro de distribuição) em pontos estratégicos no Brasil (onde seus clientes estão) e contrata uma pequena equipe para cada um com veículos de bom custo benefício e outras necessidades para implantar.

O segundo é procurar fazer boas parcerias com distribuidoras para que o custo de cada entrega seja reduzido.

Cada modelo é voltado para um tamanho de negócio e pode ser ajustável.

Tenha controle total

Independente do modelo de entrega, é vital possuir um ótimo software de gestão de logística. Ele permitirá que você tenha controle total do seu e-commerce do ponto de vista do frete. Confira alguns benefícios:

  • Ver todas as variáveis de entrega em uma dashboard única;
  • Saber o número de pedidos e seus status detalhados;
  • Relatórios completos de custos de entrega e lucros;
  • Obtenção de dados para novos planejamentos de logística;
  • Tempo levado da compra até a entrega versus valor do frete;
  • Evita falhas de logística que sistemas manuais podem gerar.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário, elogiando ou dando ideias de conteúdo caso conheça outras formas de controlar os custos do frete.