Hoje, mais da metade dos brasileiros têm acesso à internet. Isso trouxe centenas de milhares consumidores em potencial a um novo mercado e alertou os empresários mais inovadores. Nenhuma loja física é capaz de abrigar tantos clientes, com um custo de equipe e infraestrutura tão baixo quanto o e-commerce consegue.
No entanto, nem tudo são flores neste novo cenário. O consumidor online, pela grande facilidade de pesquisar preços, acaba optando pelo site que oferece o melhor custo-benefício.
Um dos custos que mais prejudica as lojas online é o frete, responsável por 58% do custo de logística do negócio, que se for cobrado do cliente, pode afastá-lo e se for abatido dos lucros, pode tornar o negócio insustentável.
Assim, preparamos um conteúdo sobre como controlar os custos de frete em sua loja online e benefícios de fazê-lo corretamente:
Por que é importante controlar os custos de frete?
Essa é a grande pergunta. Imagine que todos os seus concorrentes cobrem R$20 de frete em média em um produto concorrente. Conseguir avaliar o seu custo total e reduzir 50% do frete com algum tipo de promoção, mesmo que você perca algum dinheiro, lucrará muito mais no volume de vendas.
Acompanhar de perto os centavos de logística trazem uma vantagem competitiva indispensável ao seu negócio online.
O que são custos operacionais?
Custos operacionais são todos os valores que você precisa pagar para realizar um transporte. Isso deve ser calculado com precisão de centavos. Um detalhamento correto dos investimentos e despesas possibilita a visualização total da sua margem operacional.
É saber exatamente os custos diretos para cada frete para que você entenda a balança de receita x despesa e não sofra com prejuízos.
Como diminuir as despesas de logística com o frete?
Agora que você sabe quanto está gastando atualmente, é preciso entender como reduzir esses valores. Confira nossas dicas:
Defina o modelo de entrega
Em suma, existem dois modelos principais de entrega. No primeiro você estabelece CDs (centro de distribuição) em pontos estratégicos no Brasil (onde seus clientes estão) e contrata uma pequena equipe para cada um com veículos de bom custo benefício e outras necessidades para implantar.
O segundo é procurar fazer boas parcerias com distribuidoras para que o custo de cada entrega seja reduzido.
Cada modelo é voltado para um tamanho de negócio e pode ser ajustável.
Tenha controle total
Independente do modelo de entrega, é vital possuir um ótimo software de gestão de logística. Ele permitirá que você tenha controle total do seu e-commerce do ponto de vista do frete. Confira alguns benefícios:
- Ver todas as variáveis de entrega em uma dashboard única;
- Saber o número de pedidos e seus status detalhados;
- Relatórios completos de custos de entrega e lucros;
- Obtenção de dados para novos planejamentos de logística;
- Tempo levado da compra até a entrega versus valor do frete;
- Evita falhas de logística que sistemas manuais podem gerar.
Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário, elogiando ou dando ideias de conteúdo caso conheça outras formas de controlar os custos do frete.
Software Enginner | Csharp Developer Senior | SQL Server Especialist | Power BI Especialist | Gestão de Frete | Automatização para WhatsApp ?
Quais são as vantagens e desvantagens trabalhando com terceiros, grandes CDs?
Somos uma Editora e estamos passando nossa Logística para um grande Centro de Distribuição.
O nosso maior produto são os livros.
Trabalhar com Terceiros, seja com o Transporte ou com a Armazenagem, está sendo uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas.
Inicialmente, pelo simples fato de possibilitar a Empresa Contratante, focar no seu ramo de negócios, direcionando esforços, investimentos financeiros e toda a atenção que é necessária para o crescimento da empresa.
Assim, veículos, mão-de-obra, instalações e sistemas, dentre os principais coletores de custos, ficarão por conta não mais da Empresa Contratante e sim por conta do Terceiro Contratado.
Ainda neste aspecto, é perfeitamente notório que enquanto os volumes investidos pela Empresa Contratante são custeados por ela própria, do contrário no caso do Terceiro Contratado, ele fará todo o investimento que será rateado por todos os seus clientes do CD, sendo um investimento recuperado no médio prazo.
Na ótica então dos investimentos, a Empresa Contratante troca então um alto custo fixo na aquisição, contratação, mobilização e sistemas, na contrapartida para poder pagar apenas por um baixo valor variável pela sua utilização, sendo esta uma das principais vantagens em trabalhar com Terceiros.
No entanto, pelo fato de ser transferida a responsabilidade da operação desde a armazenagem, movimentação e o transporte até a entrega final, a Empresa Contratante terá que escolher muito bem um ou mais parceiros como Terceiros Contratados, pois o sucesso das suas vendas e entregas estará nas mãos de alguém que será necessário confiar. Esta é uma das principais desvantagens.
Existem parceiros, caracterizados como OPLs-Operadores Logísticos, que pela expertise e completude dos processos poderá ser 1 único contratado, desenvolvendo os serviços de transporte, armazenagem e gestão de estoque. A operação também poderá ser mista com 2 Terceiros Contratados sendo um Armazém e o outro Transportador distintos e até 3 ou mais dependendo do tamanho e complexidade da operação, sendo cada um com seu papel definidos. Escolher, contratar, implantar e operar bem, passa ser uma desvantagem, se a Empresa Contratante não souber realizar todas essas etapas.
Para superar então esta desvantagem, a Empresa Contratante poderá por conta própria selecionar, qualificar, analisar, simular custos, contratar, implantar e gerir a operação deste(s) Terceiro(s) Contratado(s), ou como tem sido cada vez mais utilizado, que é contratar uma Consultoria que saiba fazer todas estas etapas.
Neste sentido a Br&Go Manager – Consultoria em Gestão e Logística tem auxiliado as Empresas Contratantes nesta importante etapa de início das operações ou transição de operações próprias para execução em terceiros. Através de um amplo mapeamento dos processos, identificação dos requerimentos e elaboração de um escopo de contratação, conseguimos encontrar a melhor proposta, implantando e entregando uma operação estabilizada na armazenagem e no transporte de seus produtos.
Fiquem à vontade para conhecer e nos contatar através do site http://www.brgo-manager.com.br.
Artigo super explicativo.
Para aqueles que precisam movimentar volumes grandes no e-commerce eu sugiro conhecer os detalhes de como os transportadores fazem o cálculo de fretes, através desta palestra – http://bit.ly/2goWqzH
Abraço e sucesso!