Apresentar resultados para os superiores é sempre uma tarefa complicada e que exige planejamento. São muitas informações estratégicas para serem passadas a um público que não costuma ter muito tempo para processar tantos dados.

Por isso, conhecer o público para o qual você se apresentará é fundamental. Você conseguirá ajustar mais adequadamente a linguagem usada, o ritmo da apresentação e a maneira como as informações serão repassadas. No caso de diretores, o melhor é ser um facilitador, prezando pela dinâmica na exibição dos dados.

A seguir, você acompanhará 5 dicas para apresentar melhor seus resultados para os seus superiores. Confira!

1. Organize antecipadamente suas informações

A organização das informações é a fase que trata de seleção dos dados mais importantes que você coletou ao longo do projeto.

Essa tarefa é facilitada se você e sua equipe registrarem os acontecimentos mais relevantes do seu setor em tempo real. Dessa maneira, evitam-se buscas mais longas que possam atrasar a montagem da apresentação.

Na organização, não se esqueça também de preparar suas conclusões e projeções. Afinal de contas, não adiantará muito jogar dados no ar sem que eles tenham uma utilidade posterior.

2. Foque em suas metas

As informações mais relevantes estão atreladas às metas do seu projeto. Todo o trabalho do seu setor envolve o alcance desses objetivos, logo, ignorá-los ou dar pouca importância a eles faz pouco sentido.

Seus dados e argumentos precisam orbitar suas metas – até porque elas foram designadas pelas mesmas pessoas para as quais você apresentará seus resultados. Elas projetaram um objetivo e esperam que você fale sobre como obteve o sucesso, a estagnação ou o fracasso.

Portanto, resgate seus indicadores de desempenho e mostre como eles desempenharam em todos os processos da sua área, como logística reversa e a relação com terceirizados.

3. Use números, gráficos e outras ilustrações

Os vídeos e infográficos também poderiam entrar no título desse tópico. Nossa intenção foi mostrar que a utilização de elementos visuais ajuda a tornar suas apresentações mais dinâmicas.

E o dinamismo é uma característica importante por evitar que suas argumentações sejam monótonas. Ademais, os elementos gráficos auxiliam em um entendimento mais facilitado e lúdico sobre os dados repassados.

Os participantes dificilmente prestam atenção quando tem muito texto nos slides. As imagens e vídeos, por exemplo, ajudam a reforçar um argumento e atraem o interesse dos superiores.

Os gráficos também são ótimos trunfos, principalmente se você tem resultados positivos para apresentar. A percepção de crescimento conta muito a seu favor.

4. Mantenha a atenção do público

Uma característica essencial de todo bom orador é sua capacidade de manter o interesse do público. Você pode ter excelentes resultados e argumentos para apresentar, mas se for chato, nem o mais otimista diretor dará bola para o que está sendo dito.

Logo, é bom seguir algumas dicas para evitar a dispersão de atenção dos seus ouvintes, como:

  • Evitar o exagero de cores nos slides;
  • Não cruzar os braços ou colocar as mãos no bolso;
  • Passar segurança em sua fala (com os dados memorizados, dificilmente você terá complicações para falar);
  • Fale a linguagem dos seus superiores;
  • Cuide do conforto do ambiente, especialmente em relação a climatização, alimentação e acomodação das cadeiras. Qualquer desconforto pode prejudicar a atenção dos participantes.

5. Prepare-se para as perguntas

Por fim, de volta ao seu planejamento, antecipe as possíveis perguntas que possam ser feitas pelos seus superiores.

Para facilitar sua vida, reúna-se com sua equipe, faça uma apresentação prévia e peça a opinião deles para detectar lacunas e projetar questionamentos que poderiam ser feitos. Assim, você chegará mais seguro para a apresentação e saberá lidar melhor com as dúvidas dos participantes.

As dicas que mais geram condições para você apresentar resultados de forma prática são as relacionadas ao planejamento, como a primeira, a segunda e a quinta. A ideia é que quanto mais você antecipa o que precisa ser dito e respondido, mais fácil será a apresentação. Isso porque você não chega para o momento despreparado e procurando informações sem um embasamento concreto. Assim, seus superiores receberão seus argumentos em melhores condições.

E aí, como é que você costuma apresentar resultados em sua empresa? Você já costuma aplicar alguma dessas dicas? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!