Com a alta da inflação no mercado interno, o consumo em diversos segmentos caiu bastante. Mas, em meio a crise política e econômica que assola o país, surgem também oportunidades. O dólar alto é ótimo para quem exporta e muitos mercados estrangeiros estão em um bom momento. Essa é a sua chance de aumentar o lucro da empresa.

Para você entender melhor, desenvolvemos um post explicando como é possível lucrar ainda mais por meio da exportação de produtos e serviços. Confira!

Aumento da produtividade

Ao começar a exportar, a empresa deve produzir mais para atender a demanda interna e também dar conta dos pedidos estrangeiros. Isso exige certo investimento no início para ter os equipamentos e mão de obra na medida exata. Mas o custo de produção deve cair à medida que se aumenta a produção em escala.

E não é só isso. A competitividade estrangeira forçará a empresa a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, resultando em medidas de otimização da produção. Nesse caminho, a automação de tarefas trará uma grande economia com mão de obra qualificada e redução de desperdícios de recursos.

Toda essa economia poderá ser convertida em uma taxa de lucratividade muito maior.

Vantagens do câmbio

Há muito tempo, o dólar não alcança patamares tão altos como atualmente. Mesmo com os esforços do governo para controlar as altas oscilações, ele se manteve com um valor bem acima do esperado e, ao que tudo indica, deve demorar para baixar.

Esse cenário configura uma ótima oportunidade para vender os seus produtos e serviços no exterior, pois a margem de lucro será bem maior vendendo em dólar do que em real. Aproveite as vantagens do câmbio para aumentar o lucro da empresa.

Maior market share

A partir do momento em que a sua empresa começar a explorar mercados estrangeiros, ela não ficará mais limitada ao mercado interno e aumentará o market share (participação de mercado).

Isso quer dizer que seu negócio ficará mais seguro, pois, ao diversificar mercados, não dependerá mais de apenas um, fortificando o potencial de geração de receitas. Essa diversificação de mercados e moedas deve contribuir muito para aumentar o lucro da empresa.

Imagem valorizada

O investimento em modernização dos processos e equipamentos para melhorar a qualidade dos produtos e serviços e, como consequência, aumentar a competitividade internacional contribuirá para agregar maior valor à imagem da empresa.

Ou seja, comunidade, colaboradores, clientes, sócios, investidores, entidades governamentais de apoio a pequenos e médios empresários e profissionais disponíveis no mercado passarão a enxergar a empresa de forma mais valorizada, despertando o desejo de trabalhar e investir nela. Com isso, o valor da empresa subirá bastante.

Incentivos fiscais

Com o intuito de fechar a balança comercial sempre positiva, o governo federal oferece diversos incentivos fiscais para quem deseja exportar. Essa é uma medida adotada para tornar os preços dos produtos e serviços brasileiros mais competitivos no mercado internacional e elevar o número das exportações realizadas.

A sua empresa deve se aproveitar desses incentivos, pois eles não só contribuem para a redução da carga tributária nas exportações, mas também nas compras e vendas nacionais. A redução dos tributos aliada à alta do dólar e ao aumento das vendas para o exterior serão os principais fatores que deverão influenciar no aumento dos lucros.

Não deixe que essa ideia fique só na teoria, comece hoje mesmo a se organizar e planejar ações para exportar seus produtos e serviços. Essa é uma ótima alternativa para aumentar o lucro da empresa.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter agora mesmo e não perca mais nenhum detalhe!