Que tal aprender boas lições enquanto vê um filme? Além de ser uma ótima opção de entretenimento, o universo cinematográfico pode passar mensagens importantes para profissionais que querem ser gestores de sucesso.

O mercado em que todos nós atuamos — seja como empresários ou funcionários — está cada vez mais competitivo e dinâmico. Quem não se atualiza com frequência e não busca as melhores práticas e tecnologias fica para trás. Principalmente os gestores, que além de desempenharem suas funções, ainda precisam inspirar o time a seguir dando o seu melhor, com o objetivo de conseguir um aumento de produtividade.

No post de hoje, reunimos os 6 melhores filmes para gestor. Confira!

1. A Rede Social

O filme, lançado em 2010, conta a história de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e dos bastidores da criação da maior rede social do mundo.

Como não poderia deixar de ser, o longa aborda a parceria e briga judicial entre Mark e Eduardo, brasileiro que lançou o Facebook junto com Zuckerberg em 2004.

Porém, os dois destaques que queremos dar aqui são:

  • Foco e persistência profissionais de Mark, que, desde o início, tinha claro o propósito de fazer do Facebook um gigante do mercado. Abdicou de Harvard e de pessoas em prol do seu projeto;
  • Habilidade de comunicação e visão estratégica de Sean Park, figura-chave para captação dos investimentos iniciais do Facebook.

2. De Volta ao Jogo

Lançado em 2014, com Keanu Reeves no elenco, o longa conta a história de um assassino aposentado em busca de vingança.

A descrição típica de um filme policial esconde a sua verdadeira lição: a importância de compreender a cultura corporativa para o sucesso de um gestor diante de sua equipe.

É por meio do comportamento, interação entre as pessoas, apelidos e jargões dos personagens que o espectador compreende o tipo de organização em que trabalham.

3. O Discurso do Rei

O Discurso do Rei, lançado em 2010, é um filme que trata do problema de gagueira do rei George VI.

Para um membro da realeza, que precisa fazer frequentes discursos, a gagueira era um problema sério. Então, ele contrata Lionel, um terapeuta de fala com métodos pouco convencionais.

Seus exercícios e a forma como Lionel faz George lidar com os problemas são uma verdadeira lição de liderança.

4. Como Enlouquecer Seu Chefe

Lançado em 1999, Como Enlouquecer Seu Chefe é uma comédia sobre o mundo corporativo no Vale do Silício, Califórnia.

É um bom filme para gestor, pois faz uma crítica bem-humorada à demasiada pressão e cobiça pela ascensão profissional, bem como à desmotivação generalizada dos profissionais.

Por meio de personagens caricatos, todos nós nos reconhecemos nos perfis dos profissionais em busca de motivação.

5. Steve Jobs

O fundador da Apple já teve sua vida retratada em diversos filmes. O último deles, lançado em 2015 e com Kate Winslet no elenco, mostra os bastidores da história de Jobs e um lado mais canalha do executivo.

Focado em três momentos cruciais na carreira de Jobs — lançamento de um Macintosh (1984); outro da NeXT (1988); e a chegada do iMac G3 (1998) — o longa deixa claro, assim como os demais filmes sobre ele, algumas lições valiosas:

  • Manter o foco;
  • Simplificar;
  • Incentivar a perfeição.

6. Lobo de Wall Street

Talvez, este seja o filme com o líder menos ortodoxo de todos! O Lobo de Wall Street, estrelado por Leonardo DiCaprio, conta a história de Jordan Belfort, um executivo do mercado de ações que tem uma vida regada a drogas, mulheres, bebidas e muito dinheiro.

A mensagem que existe por trás da história subversiva de Jordan é de um gestor focado em resultados, próximo de seus funcionários e que treinou e desenvolveu seu time em técnicas de venda e negociação com empenho e motivação ímpares, independentemente do perfil ou experiência do funcionário.

Agora que você já tem uma boa lista de filmes para gestor, que tal inspirar outras pessoas? Compartilhe este artigo nas redes sociais e nos ajude a enriquecer o debate sobre as melhores práticas do mercado!