Todo gestor sabe da importância de se manter uma equipe motivada.

Afinal, colaboradores que acreditam no que fazem e que se sentem parte da organização, trabalhando com envolvimento e disposição, são sempre mais produtivos e trazem melhores resultados para qualquer negócio.

Preparamos uma lista imperdível de formas de motivar a sua equipe.

Você vai perceber que esse sentimento vai muito além de um bom salário e está relacionado com identificação, reconhecimento e compartilhamento de valores.

E, muitas vezes, não custa nada adotar ações que fazem toda a diferença para o seu time.

Acompanhe:

Feedbacks

Não por acaso, esse é o primeiro item da nossa lista: conversar com os seus colaboradores, apresentando feedbacks constantes do trabalho, do rendimento e dos pontos positivos de cada um. É muito importante encontrar um tempo para falar com o seu time — essa orientação e retorno sobre a performance faz com que eles percebam a sua importância, o seu papel no conjunto e se sintam mais motivados a gerar resultados cada vez melhores.

Reconhecimento

Reconhecer e comemorar as conquistas é um ótimo incentivo aos colaboradores. Essa lógica serve para grandes projetos e negociações, mas também para as pequenas vitórias do dia a dia. A cultura de dar crédito a cada um pela sua participação em uma conquista é essencial para que o colaborador se sinta impelido a trabalhar cada vez melhor, uma vez que ele consegue perceber o valor do seu trabalho e, principalmente, entende que seus gestores e líderes também o fazem.

Diálogo

Um espaço de trabalho que promove o diálogo é, com certeza, um lugar melhor para se estar. Em um mercado que apresenta cada vez mais oportunidades para colaboradores capacitados, cabe ao gestor cuidar para oferecer um lugar atrativo para conquistar e reter um bom time. E, nesse contexto, o diálogo é essencial.

Converse com os seus colaboradores, apresentando seus planos e metas para o ano, discuta os pontos principais da atuação e dos projetos em andamento e, sobretudo, escute. Ouça e respeite as opiniões da sua equipe, entenda as suas demandas e faça os ajustes necessários nos processos e estrutura a partir do que lhe foi dito.

Ambiente

Oferecer um ambiente confortável e agradável ao colaborador, com as melhores condições para que ele execute o seu trabalho. Essa dica vale tanto para os aspectos do espaço físico (mobiliário e iluminação adequada, pontos de descanso e relaxamento, etc) como para o clima do ambiente. Assim, é importante trabalhar por uma cultura de otimismo e leveza, não deixando que as tensões do dia a dia contaminem e prejudiquem as relações.

Qualidade de vida

Inúmeras pesquisas sobre o mercado de trabalho mostram que, hoje em dia, o emprego ideal é aquele que valoriza o colaborador e traduz esse reconhecimento em qualidade de vida.

São fomas de motivar:

  • oferecer possibilidade de capacitação,
  • um plano de carreira consistente e transparente,
  • horário flexível,
  • condições especiais para gestantes,
  • incentivo ao esporte e hábitos saudáveis;

enfim, uma série de escolhas que impactam diretamente na qualidade de vida do colaborador e que vão determinar a sua relação com o espaço de trabalho.

Quanto melhor ele se sentir, mais motivado vai estar.

Agora é só colocar tudo em prática e se preparar para mudanças importantes: um clima mais otimista e leve, colaboradores mais satisfeitos e produtivos.

Os resultados aparecem bem rápido!

Não deixe de compartilhar nos nossos comentários a experiência na sua organização.