Um clima organizacional saudável no trabalho passa, obrigatoriamente, pelo bom relacionamento no trabalho. Nada pior do que um ambiente no qual os colaboradores brigam o tempo todo, não são cordiais uns com os outros ou competem de forma desleal.

Esses comportamentos nocivos comprometem o bem-estar e a produtividade das pessoas, afetando negativamente o alcance de metas e resultados do negócio. Por isso, é importante observar sua postura no relacionamento com os colegas e como você reage em situações de conflito.

Afinal, manter a “política boa vizinhança” gera menos estresse no dia a dia e ajuda a criar uma atmosfera agradável e proveitosa.

Para lhe ajudar nessa tarefa, trazemos 5 dicas para ter um bom relacionamento no trabalho. Preste atenção se você está agindo de acordo ou se precisa repensar algumas atitudes.

1. Tenha uma postura madura

Fuja do papel de vítima e dos desgastes desnecessários. Um dos piores comportamentos é culpar sempre os outros pelos problemas. No trabalho em equipe, todos devem assumir seus erros e buscar as melhores soluções juntos. É muito difícil trabalhar com pessoas emocionalmente instáveis e imaturas, o que certamente será causa de muitos conflitos.

2. Respeite as diferenças

Empatia é mais que uma palavra da moda, é uma questão de sobrevivência num mundo cada vez mais diverso. Aceitar que seus colegas têm histórias de vida, crenças, opções sexuais e valores muito diferentes é uma questão de bom senso e respeito para qualquer relacionamento sadio. Coloque-se sempre no lugar do outro, procurando compreender seu ponto de vista, sem julgamentos.

3. Saiba receber e dar feedback

Há pessoas mais resistentes às críticas do que outras e isso pode gerar desgastes entre os colegas ou com os líderes. Por isso, é muito importante saber receber feedbacks, especialmente os pontos a melhorar. Esse não é o momento de ficar irritado, mas de exercitar o ouvido e a humildade, fortalecendo a confiança entre as partes.

Da mesma forma, saber dar feedback é uma verdadeira arte. Quando realizada da maneira adequada, ajuda no desenvolvimento das pessoas e cria parcerias sólidas no trabalho.

4. Seja educado

Esse é um ponto importante não apenas no trabalho, mas em todas as esferas da vida. No entanto, no ambiente profissional, muitos se esquecem de que pequenas gentilezas, como dar “bom dia” e dizer “obrigado”, fazem muita diferença e agregam positivamente ao clima organizacional.

Procure ser uma pessoa bem-humorada ou, no mínimo, simpática. Isso não significa rir de qualquer coisa ou aceitar ofensas. Pratique essas dicas e perceba como o ambiente ao seu redor ficará mais receptivo.

5. Evite fofocas

Fofocas nunca terminam bem. Mantenha-se longe de boatos ou conversas maldosas sobre seus colegas ou chefes. Esse tipo de comportamento não gera qualquer benefício ao ambiente. Ao contrário, cria animosidades e promove a falta de confiança na equipe.

Caso seja envolvido em algum bate-papo suspeito, evite emitir opiniões que possam ser interpretadas de maneira errada. Corte o mal pela raiz.

Gostou das dicas para ter um bom relacionamento no trabalho? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e compartilhar com seus contatos e amigos nas redes sociais.