Hoje em dia, comunicação entre qualquer setor de uma empresa deve ser cada vez mais clara e acertada.

A realização de um trabalho de comunicação em processos logísticos tornou-se algo fundamental para que uma empresa consiga entregar cada vez mais qualidade a seus clientes.

Este trabalho é feito por meio da aplicação da comunicação interna e endomarketing.

A utilização deste tipo de comunicação proporciona o entendimento correto das informações transmitidas e evita grandes prejuízos para a empresa.

Confira algumas dicas para implantar a comunicação em processos logísticos em sua empresa:

Estabeleça um canal oficial de comunicação

Atualmente existem diversos canais de comunicação para se transmitir uma mensagem à sua equipe de logística, como e-mail, TV corporativa, entre outros. O ideal é que seja escolhido um canal de duas vias onde os colaboradores podem se expressar ou tirar dúvidas.

Seja o mais claro o possível

Para evitar atritos desnecessários, prejuízos e erros durante todo o processo logístico, a mensagem deve ser transmitida de forma clara e objetiva. Deste modo, sua empresa alcançará melhores resultados e menos retrabalhos.

Transmita a cultura organizacional a todos

É muito comum em pequenas e médias empresas que os funcionários desconheçam quais são a missão, visão e valores da empresa. Se eles não conhecem aquilo em que a empresa acredita e como ela espera que seus colaboradores ajam em determinadas situações, muitas vezes, acabam tomando decisões com base em suas crenças pessoais, e não de acordo com a postura da empresa.

Foque no feedback

Tão importante quanto transmitir uma mensagem de maneira correta, é a confirmação de que ela foi compreendida de maneira correta e que o processo foi executado conforme o planejado. O processo de feedback é importantíssimo para se alcançar o sucesso nos processos logísticos pois, através dele, é possível identificar falhas e corrigi-las o quanto antes.

Adote um sistema

A adoção de um sistema é parte fundamental no processo de comunicação em processos logísticos pois, através dele, é possível manter todos os processos registrados, facilitando o rastreamento pelo seu time de logística e identificando possíveis falhas que possam ocorrer.

O registro das atividades no sistema deve ser obrigatório e auxilia no processo de feedback citado acima, pois as informações ficam disponíveis para o gestor e servem como uma fonte de acompanhamento dos resultados da comunicação em processos logísticos.

Gostou destas dicas para realizar um trabalho de comunicação em processos logísticos e quer implantar em sua empresa? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!